Wii U Pro Controller foi pedido da Activision, segundo Michael Pachter.

O analista de mercado Michael Pachter afirmou que o Wii U Pro Controller, joystick no estilo convencional do novo videogame da Nintendo, foi criado após pressão da produtora Activision. Segundo ele, a criação de um acessório desse tipo foi a única condição da empresa para o lançamento da franquia Call of Duty para o Nintendo Wii U. Caso a “Big N” não atendesse à exigência da Activision, a famosa série de FPS não chegaria ao Nintendo Wii U.

Pachter não informou qual a sua fonte, para esta afirmação, mas disse que isso já aconteceu antes. Segundo Michael Pachter, o Circle Pad Pro do Nintendo 3DS também foi criado após pedidos da Capcom, que gostaria de um segundo analógico para as séries Resident Evil e Monster Hunter. As afirmações foram feitas durante o Develop, evento voltado para desenvolvedores de jogos.

O analista também dúvida do sucesso do Nintendo Wii U, afirmando que ele é uma “solução em busca de um problema”. Para Pachter, poucos jogos farão uso significativo do controle/tablet. Segundo ele, as boas vendas do Wii foram “sorte”, algo que, na opinião do especialista, não deve se repetir com o Wii U.