O cineasta esteve na cidade de Pequim, para participar do festival de cinema local e aproveitou para revelar ao New York Times que ele fechou a área de desenvolvimento de sua produtora e que agora só quer saber de "Avatar", prometendo trazer ao público "Avatar 2", "Avatar 3" e até um "Avatar 4".
James Cameron deu algumas explicações sobre essa nova idéia: "Nos últimos dezesseis anos, dividi meu tempo entre explorações submarinas e fazendo filmes. Fiz apenas dois filmes nos últimos dezesseis anos e fiz oito expedições. No ano passado, eu basicamente desmontei a área de desenvolvimento da minha produtora. Não estou interessado em desenvolver mais nada. Estou no negócio de Avatar. Ponto. Eu vou fazer "Avatar 2", "Avatar 3", talvez até "Avatar 4", e não vou produzir mais filmes de outras pessoas. Não quero receber mais argumentos. Sei que isto parece restritivo, mas a verdade é que em Avatar posso falar tudo o que preciso dizer em relação ao estado do mundo e o que precisamos de fazer sobre isso. E fazer isso como entretenimento para o espectador. E tudo o que eu não conseguir dizer nesta área, vou falar nos documentários que vou continuar a fazer. Fiz cinco documentários nos últimos dez anos, e espero fazer muitos mais. Na verdade estou fazendo um sobre o projeto Deep Sea Challenge que completamos a primeira expedição".
Falando sobre o trabalho na sequência de "Avatar", Cameron disse: "Nós gastamos o último ano e meio desenvolvendo software. No primeiro filme, a metodologia de produção virtual era apenas um protótipo. Na época, ninguém havia feito aquilo antes e nós nem sabíamos se ia funcionar, mesmo após depois de dois anos e meio e 100 milhões de dólares. Só queriamos facilitar o trabalho e gastar nosso tempo com raciocínio e criatividade. No primeiro filme foi um trabalho duro. Agora temos trabalhado num conjunto de ferramentas, nos limitadores da produção, em encontrar novos locais de filmagens em Los Angeles, e efeitos visuais na Nova Zelândia. Esse tipo de coisas, assim como escrever. Nós ainda não chegamos na parte do design de produção. Esse será o próximo passo."
James Cameron parece muito empenhado em desenvolver as sequências do filme mais lucrativo da sua carreira e deverá abandonar seus outros projetos, como a adaptação da série de manga "Battle Angel".
O primeiro "Avatar" estreou dia 18 de Dezembro de 2009 e surpreendeu ao conseguir U$2,782 bilhões de dólares em arrecadação de bilheteira mundial. O filme foi dirigido por James Cameron, que também assinou o roteiro e tinha em seu elenco Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi e Stephen Lang.